O pleito foi regulamentado pelo Edital nº 040/2025-CSMP/AP, que estabeleceu as normas para inscrição de candidaturas e condução do processo eleitoral. A Comissão Eleitoral foi composta pelo procurador-geral de Justiça Alexandre Flávio Medeiros Monteiro (presidente); pelo procurador de Justiça Joel Souza das Chagas; e pelo promotor de Justiça Vinicius Mendonça Carvalho (secretário).
A eleição ocorreu das 9h às 12h, por meio do sistema eletrônico Votus, com acompanhamento de técnicos do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), garantindo transparência e segurança ao processo. Ao todo, 61 membros do MP-AP participaram da votação, entre procuradores e promotores de Justiça, dos 80 aptos.
Ao final, a Comissão Eleitoral proclamou o resultado, e o procurador-geral de Justiça, Alexandre Monteiro, encaminhará ofício ao procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco, comunicando a indicação de Iaci Pelaes dos Reis para compor a lista de candidatos ao CNJ, representando o Ministério Público do Estado do Amapá.