MP do Amapá deflagra operação contra golpes virtuais com uso de perfis falsos em redes sociais

Na manhã desta terça-feira, 3, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) deflagrou a Operação “Vínculo Falso”, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão na cidade de Goiânia (GO). A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-AP) e pelo Núcleo de Investigações (Nimp), com apoio do Gaeco do Ministério Público de Goiás (MP-GO).
Foto: MP/Divulgação
Foto: MP/Divulgação

Durante as buscas, foram apreendidos diversos chips de celulares que, segundo as investigações, eram utilizados por integrantes de uma organização criminosa para aplicar golpes em vítimas amapaenses. A quadrilha criava perfis falsos em redes sociais, utilizando indevidamente imagens e informações de familiares das vítimas para obter vantagens financeiras por meio de transferências bancárias.

O grupo será responsabilizado por falsidade ideológica, fraude eletrônica e organização criminosa — crimes que, somados, podem chegar a penas de até 19 anos de reclusão.

O nome da operação, “Vínculo Falso”, remete à tática usada pelos criminosos de simular laços familiares para conquistar a confiança das vítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.