Mutirão de combate ao Aedes aegypti chega ao Conjunto Habitacional Mucajá

Nesta sexta-feira (10), o Conjunto Habitacional Mucajá, em Macapá, recebeu um mutirão de combate ao Aedes aegypti, coordenado pela Prefeitura de Macapá, com o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação, realizada durante o período do inverno nortista, envolveu a limpeza de espaços, remoção de objetos, fiscalização de focos e a orientação sobre o tratamento de infectados.
Foto: Jesiel Braga/PMM
Foto: Jesiel Braga/PMM

O mutirão contou com a colaboração das Secretarias Municipais de Zeladoria Urbana (SEMZUR), Saúde (SEMSA) e Vigilância em Saúde (SMVS), formando uma parceria estratégica de prevenção, conscientização e ação direta contra o mosquito.

O 4º Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 revelou que Macapá está com baixo risco de infestação, com apenas duas regiões da cidade apresentando risco médio. O Secretário de Vigilância em Saúde de Macapá, Gilmar Domingues, destacou que, apesar dos bons resultados, as equipes estão empenhadas em alcançar um risco ainda mais baixo no primeiro LIRAa de 2025, quando a capital estava com risco médio de infestação.

Foto: Jesiel Braga/PMM
Foto: Jesiel Braga/PMM

Além da borrifação de inseticida no habitacional, as equipes de agentes endêmicos da SMVS e agentes de saúde da SEMSA realizaram inspeções para identificar focos e reforçaram a importância da prevenção diária e do tratamento disponível na rede pública.

A Secretária Municipal de Saúde, Érica Aymoré, ressaltou que as unidades municipais oferecem atendimento contínuo para as pessoas infectadas. “A UPA Buritizal e o Perpétuo Socorro atendem 24 horas, e UBS Marabaixo e Pedro Barros funcionam até a 1h da manhã, oferecendo suporte em urgências e emergências”, afirmou.

A SEMZUR também esteve presente na ação, realizando capina e varrição em toda a área, além de disponibilizar o caminhão do “Descarta Treco”, que facilita a retirada de móveis e objetos, colaborando para o correto descarte e evitando o acúmulo de lixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.