Natural do Pará e com 58 anos, Dom Antônio atuava como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém antes de ser nomeado pelo Papa Francisco, em dezembro de 2024, como o 6º bispo diocesano de Macapá. Durante a recepção, ele destacou a missão da Igreja Católica de atuar em todas as áreas da vida social.
“A Igreja tem um papel muito bonito na sociedade. Não nos preocupamos apenas com a catequese e a liturgia, mas com a vida em todas as suas dimensões – economia, política, cultura, meio ambiente. Estou aqui para servir como servo de Jesus Cristo e da Igreja”, afirmou Dom Antônio.

O novo bispo sucede Dom Pedro José Conti, de 75 anos, que renunciou após 20 anos à frente da Diocese de Macapá. Ele continuará residindo no estado e atuando como bispo emérito.
Durante a recepção, o governador em exercício, Adão Carvalho, ressaltou a importância da continuidade do trabalho pastoral.
“Em nome dos poderes Executivo e Judiciário, damos boas-vindas a Dom Antônio. É uma honra recebê-lo e tenho certeza de que dará continuidade ao legado de Dom Pedro Conti”, destacou.
A posse canônica do novo bispo será realizada na quarta-feira (26), na Catedral São José, com a presença de membros do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A programação de acolhida segue até quinta-feira (27), com uma celebração cultural em sua homenagem.