15 de julho de 2024

Novo recursos de segurança no iOS 17.3 utilizará biometria/face ID para combater roubos de iPhones

A proteção de dispositivos roubados pode impedir que criminosos usem sua senha para alterar sua conta Apple.

Atualmente, o iPhone pode facilitar a ação de criminosos, permitindo a alteração da senha do ID Apple apenas com o código de acesso do aparelho – uma informação muitas vezes compartilhada pelas vítimas com os infratores.

No entanto, depois de muito tempo, a Apple parece finalmente ter respondido a esse problema. Segundo o Wall Street Journal, a primeira versão beta do iOS 17.3, recentemente lançada, apresenta um novo recurso denominado “Proteção de Dispositivo Roubado” (Stolen Device Protection). Esse recurso utiliza uma série de truques para impedir que um ladrão tenha acesso às informações armazenadas no iPhone da vítima.

Quando o recurso está ativado, a pessoa em posse do aparelho é obrigada a realizar autenticações usando o Face ID ou o Touch ID para realizar ações específicas, como visualizar senhas armazenadas no Chaves do iCloud, desativar o Modo Perdido, redefinir o iPhone, utilizar métodos de pagamento salvos no Safari, entre outras.

A “Proteção de Dispositivo Roubado” é ainda mais rigorosa em ações particularmente sensíveis, como trocar a senha ou realizar alterações nas configurações de segurança do ID Apple, mudar o código de acesso do iPhone ou desativar o Face ID/Touch ID. Nestes casos, a pessoa com o smartphone precisa realizar autenticação biométrica, esperar uma hora completa e passar novamente pelo processo Face/Touch ID.

É importante destacar que o recurso não estará habilitado por padrão. Para ativá-lo, será necessário acessar as Configurações, selecionar “Face ID/Touch ID e Código” e, em seguida, ativar a Proteção de Dispositivo Roubado. A Apple esclarece que o período de espera de uma hora para ações mais sensíveis não será aplicado se o iPhone estiver em uma localização reconhecida ou familiar, como a sua casa, por exemplo.

Adicionalmente, os usuários que instalarem a versão beta do iOS 17.3 receberão um alerta pós-instalação, convidando-os a testar a novidade. No entanto, é importante observar que essa mensagem não será exibida para os demais usuários quando a versão estável do sistema for lançada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.