23 de julho de 2024

O autoconhecimento – por Patrícia Ferraz

Desde Sócrates e Platão já se estudava o autoconhecimento, que é o conhecimento de nós mesmos, o que traz saúde, paz e prosperidade.
Cada Cicatriz um Testemunho | O autoconhecimento - por Patrícia Ferraz
Cada Cicatriz um Testemunho | O autoconhecimento - por Patrícia Ferraz

Desde Sócrates e Platão já se estudava o autoconhecimento, que é o conhecimento de nós mesmos, o que traz saúde, paz e prosperidade. É onde tudo começa, é saber quem somos, é reconhecer a nossa identidade e essência. Ele envolve o uso da autoconsciência, é ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. O encontramos através de experiências da vida e pelo hábito de nos indagar. Devemos refletir bastante sobre nossas escolhas, motivações e tentar fazer coisas novas. Estes são recursos valiosos para o autoconhecimento, porém, algumas pessoas costumam utilizar ferramentas como estudos, meditação, psicologia, dentre outros, cada um com sua melhor estratégia.

Eu prefiro ter o hábito das indagações e sugiro em momentos que estiver se sentindo perdido, olhando apenas para o horizonte, se perguntar:

  • Quem eu sou?
  • Onde estou?
  • Onde quero chegar?
  • O que eu conquistei? Qual o meu legado?
  • Quem estou sendo diante do mundo?
  • O que de fato é importante para mim?
  • Tenho um por quem levantar e seguir?

Observe que tipo de pensamentos você vem cultivando diariamente. São positivos? Se sim, maravilha! Você está no caminho certo, mas se para você sua vida não está sendo satisfatória, comece a rever os seus pensamentos e mude-os, afinal, eles são a chave do segredo para suas realizações acontecerem. Somente nós mesmos temos o poder de nos engrandecer e nos conhecer!

        Se você é capaz de visualizar, você é capaz de realizar!

Mesmo que pareça ser uma frase clichê, é importante você começar a mentalizar sobre a sua vida e o lugar onde você quer estar nos próximos anos. Tenha uma direção, um ideal e um por quem. Este foco te permite estabelecer metas financeiras, patrimoniais, pessoais e espirituais e o por quem é o que não te deixa desistir de caminhar, é o que te impulsiona, é o que te faz levantar quando a vida te faz cair.

Eu, por alguns tempos, perdi este sentido, perdi a minha identidade, não sabia mais o meu caminho e talvez nem quem eu era. Os loopings da vida fazem isso, e foi assim, através de muitas perguntas, de um tempo mais reclusa que puder ver e compreender quem sou, onde estou, onde quero chegar e o legado que vou deixar. Mas eu nunca perdi o por quem levantar, isso me fez caminhar, continuar, saber quem sou e planejar meu andar. Ande com Deus, por mais que seus passos sejam maiores que suas pernas. Ele te dará o chão para não cair e, se cair, Ele te sustenta. Seja sustentado por Deus, tenha Ele como seu amigo íntimo, seu sócio, seu conselheiro.

Que sua semana seja de reflexão, seja de cuidar de você, dedicar um tempo para ouvir sua voz interior, falar com seus medos, anseios, desejos, mas que seja uma semana de muita paz e prosperidade.

Cada Cicatriz um Testemunho – por Patrícia Ferraz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.