A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional), que desde setembro de 2024 vem articulando estratégias para tornar o processo de solicitação de visto mais acessível à população do estado. Anteriormente, o procedimento só podia ser realizado presencialmente em Brasília (DF). Com a nova logística, os requerentes iniciam o processo online e comparecem presencialmente apenas para a coleta biométrica.
“Essa ação representa uma oportunidade única para os moradores de Oiapoque e região concluírem o processo de visto sem precisar se deslocar até Brasília ou mesmo até Macapá. A recomendação é que os interessados se organizem com antecedência, lembrando que o visto tem um custo de 60 euros, e que compartilhem essa informação com outras pessoas que também necessitam do documento”, explica Fabrício Penafort, secretário de Estado da Amapá Internacional.
Os atendidos que estiverem com a documentação regularizada entregarão seus passaportes, que serão enviados ao consulado francês em Brasília para a emissão do visto. Depois de finalizado o processo, os documentos serão devolvidos por correio.
“Antes, como não havia exigência de biometria, bastava o envio dos passaportes para Brasília. Com a nova exigência, essa etapa presencial tornou-se obrigatória. A criação de uma máquina itinerante de coleta biométrica possibilitou a realização dessas missões diretamente no Amapá”, acrescenta o secretário.
Documentação exigida e agendamento:
• Agendamento prévio obrigatório (link oficial)
• Passaporte válido;
• Documentos atualizados com suas respectivas cópias;
• Foto 3,5 x 4,5 cm;
• Formulário preenchido.
Caso não haja vagas disponíveis no sistema, o interessado pode cadastrar um e-mail para ser notificado quando novos agendamentos forem abertos.
A primeira missão de coleta de biometria no estado ocorreu em setembro de 2024, com a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. Desde então, o Governo do Amapá tem viabilizado novas ações, como a missão em Oiapoque. O Fórum da cidade foi colocado à disposição para sediar as atividades do consulado francês, contribuindo diretamente para o sucesso da iniciativa.
Desde a retomada do serviço, cerca de 150 vistos já foram emitidos nas missões realizadas no estado.