Operação Virtude: Amapá participa de ação nacional de combate à violência contra idosos

O Brasil iniciou nesta quarta-feira, 1º de outubro, a Operação Virtude, ação nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública que marca o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A iniciativa tem como objetivo reforçar a prevenção e a repressão aos crimes contra esse público, que ainda registra altos índices de violência em todo o país.
Foto: Aydano Fonseca/Agência Nagib
Foto: Aydano Fonseca/Agência Nagib

No Amapá, a operação é coordenada pela Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar e diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Com duração de 30 dias, as ações abrangerão todos os municípios do estado, incluindo atividades preventivas, educativas, repressivas e de investigação, reafirmando o compromisso do Governo do Amapá de proteger a população idosa.

Segundo dados da Polícia Civil, o Amapá registrou 2.152 ocorrências de crimes contra idosos em 2024, sendo mais de 1.600 apenas neste ano. “Números que reforçam a importância da mobilização”, destacou a delegada Lívia Pontes, titular da 5ª Delegacia de Polícia da Capital e coordenadora da operação no estado.

A fase executiva da Operação Virtude começou nesta quarta-feira com o deslocamento de equipes para Oiapoque, no extremo norte do estado, reforçando a cobertura das áreas de fronteira. Outros municípios, como Laranjal do Jari, também receberão atenção especial. As ações ocorrerão simultaneamente em todo o Amapá, especialmente na região metropolitana de Macapá, que inclui a capital e os municípios de Santana e Mazagão, onde se concentram o maior número de ocorrências.

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Entre as atividades da operação estão palestras educativas em escolas, blitz orientativas, rodas de conversa e atendimentos voltados à conscientização e prevenção da violência contra idosos. Participam, além da Polícia Civil e da Polícia Militar, órgãos como a Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros, que preparou programação específica para a iniciativa.

Cerca de 100 policiais atuam diretamente na operação, sendo 40 da Polícia Civil e 60 da Polícia Militar, com reflexo em todo o efetivo das forças de segurança.

A delegada Lívia Pontes destacou o papel essencial do Disque 100 no combate à subnotificação de crimes contra idosos.

“Infelizmente, ainda existe subnotificação, principalmente porque muitos casos ocorrem dentro do ambiente familiar e acabam sendo silenciados por medo. Mas sempre que divulgamos o Disque 100, seja em palestras ou pela imprensa, recebemos um grande volume de denúncias. Durante a Operação Virtude, nossa prioridade será apurar essas denúncias e mostrar que o Amapá não vai tolerar esse tipo de crime”, afirmou a coordenadora.

A delegada também apontou os crimes mais recorrentes contra idosos no estado. “Em primeiro lugar, temos a violência patrimonial, que inclui apropriação indevida de rendimentos e bens da pessoa idosa. Em seguida aparecem maus-tratos, negligência e abandono, situações em que o idoso é exposto a riscos desnecessários, deixa de receber cuidados adequados ou sofre com a omissão da própria família”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.