15 de julho de 2024

Piratão e Império do Povo são as escolas campeãs do carnaval amapaense 2024

Fusão entre o azul e amarelo com o verde e o branco pintam de folia e alegria as cidades de Macapá e Santana.

O trono, o cetro e a coroa que pertenciam a Raimundo Tavares, o Rei Momo “Sucuriju” que partiu dias antes do carnaval de 2023, e que estavam presentes em sua memória, abençoando o início dos desfiles no Sambódromo deste ano, agora declaram a vitória dupla de agremiações carnavalescas de municípios distintos.

Piratão e Império do Povo dividem o título do Carnaval 2024. Foto: Joelson Palheta

Na celebração pelos 80 anos do Carnaval amapaense, a unanimidade prevaleceu, mas para duas agremiações:  Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo, de Santana, e a Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada, de Macapá, que foram consagradas pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá – LIESAP (@liesapoficial), as campeãs do Grupo Especial nesta quarta-feira, 14. Ambas obtiveram 179,6 pontos.

A Império do Povo, a primeira a desfilar pelo Grupo Especial, dia 09, com o enredo “A Folia da Mãe de Deus da Piedade”, que levou à Ivaldo Veras 1.200 brincantes distribuídos em 13 alas e 4 alegorias (2 carros e 2 tripés), celebrou a pujante história de resistência de um dos distritos do município de Santana, o Igarapé do Lago.

Piratas da Batucada, ou “Piratão”, que fechou os desfiles no Sambódromo, apresentou ao público e jurados o enredo “Nas Águas do Tempo, Mergulhei no Coração, sou Piratão Além da Imaginação“, em um contexto repleto de misticismo que relacionou piratas a seres das profundezas dos mares. Entre monstros marinhos, Netuno e o reino perdido de Atlântida, a escola, que defendia o título de campeã, contou a própria história de 50 anos, com 2.500 brincantes, 13 alas e 2 carros e 3 tripés.

Pegou o elevador para 2025

A Império da Zona Norte, a qual um de seus fundadores foi Raimundo Tavares, “o Sucuriju”, foi a campeã do Grupo de Acesso, tendo obtido 173,3 pontos, com o enredo “Bem-vindo a Tartarugalzinho: Terra do Mineiro, o Grande Pioneiro”, que contou a história do empresário Altamir Rezende, mais conhecido como, ‘Seu Mineiro’, um dos pioneiros no desenvolvimento do município que faleceu em 2020, por complicações da Covid-19.

Teve disputa acirrada nos pontos e no… tempo que rebaixou escola de samba

Maracatu da Favela (179,3) e Piratas Estilizados (179,2) competiram décimo a décimo e, até certo ponto da apuração, chegaram a ameaçar os títulos de Piratão e Império do Povo. A tradicional Boêmios do Laguinho escapou de ser rebaixada para o Grupo de Acesso em 2025. Empatou em pontos (178,9) com Unidos do Buritizal, esta penalizada por tempo, disputará o acesso ano que vem.

Veja o resultado final do Grupo Especial do Carnaval 2024

Campeãs: Piratas da Batucada e Império do Povo 179,6 pontos
Vice-campeã: Maracatu da Favela 179,3 pontos
3º lugar: Piratas Estilizados 179,2 pontos
4º lugar: Boêmios do Laguinho 178,5 pontos
5º lugar: Unidos do Buritizal 178,5 pontos, penalizada pelo tempo e rebaixada ao Grupo de Acesso.

Veja o resultado final do Grupo de Acesso do Carnaval 2024

Campeã: Império da Zona Norte
Vice-campeã: Solidariedade
3º lugar: Emissários da Cegonha
4º lugar: Embaixada de Samba Cidade de Macapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.