Um dos marcos desta fase final é a instalação da passarela que liga a sede do porto, em terra firme, ao cais flutuante onde irão atracar os navios. A estrutura já transforma a paisagem da área e simboliza um novo momento para a mobilidade fluvial e o desenvolvimento econômico do município.
O Porto do Povo representa a realização de um sonho aguardado há 69 anos pela população santanense. O terminal promete ampliar oportunidades, fortalecer o turismo, melhorar o transporte de passageiros e impulsionar o crescimento do Amapá.

A obra é resultado de articulação direta do senador Randolfe Rodrigues e conta com investimento total de R$ 23 milhões, oriundos de emenda parlamentar e recursos do Governo Federal. A execução é feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com a implantação de uma Instalação Pública de Pequeno Porte (IP4) em uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados.
O novo terminal terá infraestrutura moderna e climatizada, garantindo atracação e acostagem de embarcações durante todo o ano, independentemente das variações do nível das águas, assegurando mais conforto, segurança e eficiência para passageiros e operadores do transporte fluvial.





