Com mais de 13 mil metros quadrados de área, a nova praça será um verdadeiro polo de lazer, cultura, esporte e turismo, fomentando também a economia local. O projeto contempla duas quadras de vôlei, duas de basquete, uma arena com campo sintético e uma ampla área para refeitório e convivência, com playgrounds, pergolados, sete quiosques, banheiros públicos e três paradas de ônibus. Um grande espaço será destinado a feiras criativas e eventos culturais.

“Com um investimento de R$ 4 milhões, o projeto vai gerar empregos e fortalecer o centro histórico da cidade”, destacou o prefeito durante a cerimônia.
O valor total da obra é de R$ 4.632.734,00, oriundos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Leda Sadala, com contrapartida do Tesouro Municipal.
Além de modernizar a área, a obra vai preservar a memória de Macapá. Estão previstas a requalificação de monumentos já existentes, como o busto do Barão do Rio Branco, a bíblia e o mastro. O paisagismo, com vegetação nativa, reforça o compromisso ambiental e valoriza o convívio com a natureza.
Mais do que uma reforma, a reconstrução da Praça Barão do Rio Branco representa um marco na valorização histórica e cultural da cidade, tornando-se um ponto de encontro para todas as gerações.
A gestão municipal também já autorizou recentemente as obras da Praça Veiga Cabral e do Largo dos Inocentes, reafirmando o compromisso com a revitalização do centro histórico da capital amapaense.