A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), com investimento de R$ 308.032,39, provenientes do Tesouro Municipal.
Durante a entrega, o prefeito destacou o valor simbólico do espaço.
“Hoje não estamos apenas entregando uma praça, mas reconstruindo parte do centro histórico de Macapá. O Largo dos Inocentes é um símbolo da nossa memória e, agora, além de ser um espaço de convivência, ele volta a contar histórias que estavam esquecidas. É um presente para nossa cultura e para as futuras gerações”, afirmou.
O novo Largo dos Inocentes conta com mais de 900 m² revitalizados, incluindo:
- Piso em korodur acessível;
- Paisagismo;
- Cinco luminárias artísticas chamadas “Brotos dos Inocentes”;
- 10 totens informativos sobre a história de 20 personalidades marcantes;
- Iluminação em LED;
- Restauração de duas estátuas em homenagem a figuras importantes da educação local: Professora Zaide Soledade e Professor Munhoz, restauradas pelo artista plástico J. Márcio.

Por que “Largo dos Inocentes”?
O nome do local remete à história contada pelos mais antigos: o espaço abrigava um cemitério informal onde eram enterradas crianças pequenas, natimortos ou aquelas que não haviam sido batizadas, conforme a prática comum da Igreja Católica até o início do século XX. Localizado atrás da Igreja de São José, o Largo teria sido um dos primeiros espaços de sepultamento da cidade.
Com o tempo e o avanço da urbanização, o local perdeu seus marcos históricos. A atual reconstrução devolve à cidade não apenas um espaço físico, mas também a memória de sua história silenciosa e esquecida.
Uma resposta
Parabéns pelo resgate de um local histórico pra sociedade macapaense que agora tem um espaço cheio de simbolismo e memórias de grandes pessoas que ajudaram na construção de nossa identidade Tucuju.