25 de julho de 2024

Prefeitura de Macapá devolve a rampa do açaí como um complexo turístico

Prefeitura de Macapá revoluciona rampa do Santa Inês e a entrega a Macapá como um complexo integrado ao contexto do turismo e da economia.
Foto: Albenir Sousa/Rede Amazônica
Foto: Albenir Sousa/Rede Amazônica

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan (MDB), inaugurou o Complexo Turístico Rampa do Açaí, no tradicional bairro Santa Inês. O local sempre teve uma participação importante para a economia macapaense, pelo fato de ser, há décadas, o ponto principal de recebimento de vários produtos amazônicos, principalmente o açaí, provenientes, in natura, de comunidades ribeirinhas do Amapá e também do Pará.

Foto: Albenir Sousa/Rede Amazônica
Foto: Albenir Sousa/Rede Amazônica

Agora, a Prefeitura de Macapá fez e entregou à população uma reinvenção diferenciada em termos de estrutura, acessibilidade e de serviços. O prefeito Furlan transformou integralmente o espaço, que era literalmente uma rampa, na Orla de Macapá. Além do respeito aos trabalhadores, a PMM inova em mais um marco turístico de Macapá.

O investimento para a reconstrução do complexo foi de R$ 7.524.817,76, provenientes exclusivamente do Tesouro Municipal. O novo píer, com 60 metros de extensão, possui uma interseção em formato de “T” com 40 metros de largura.

A nova rampa possui uma infraestrutura turístico-econômica composta por dois restaurantes, uma Açaiteria, uma geleira, banheiros convencionais e com acessibilidade, além de um mirante de 120 metros quadrados para a contemplação do Rio Amazonas. O espaço não só atende ao turismo, mas também impulsiona a economia local com a introdução de novos estabelecimentos gastronômicos e áreas para embarcações.

A estrutura do local foi projetada para ser robusta e durável, com a utilização de concreto armado, cobertura em telha curva, estrutura metálica, guarda-corpo de aço nas laterais do píer e uma edificação dedicada à administração e fiscalização do local.  A Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) foi responsável pela obra, com a execução dos serviços realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). 

O Complexo Turístico Rampa do Açaí faz parte do projeto turístico Orla Viva, uma iniciativa da PMM que pretende estruturar a orla da cidade com praças, áreas de contemplação, quadras de esportes, reformas de infraestrutura e iluminação de LED. O projeto tem como objetivo fomentar o turismo e a economia da cidade. 

O prefeito Furlan expressou sua satisfação com a conclusão do projeto: 

“Estamos orgulhosos de entregar este complexo à nossa cidade. A Rampa do Açaí é mais do que um ponto de escoamento de produtos, é um símbolo de nossa cultura e um impulsionador de nossa economia. Com esta revitalização, esperamos atrair mais turistas e proporcionar um espaço agradável para nossos cidadãos, ao mesmo tempo em que apoiamos nossos produtores locais de açaí”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.