As unidades escolares apresentarão o projeto “O Meio do Mundo entre Rios e Florestas: Sustentabilidade e Saberes no Coração de Macapá”. A proposta integra orgulho pela identidade cultural, consciência ambiental e compromisso com práticas sustentáveis, essenciais para garantir o futuro do planeta.
O tema escolhido dialoga com o cenário global e local, especialmente por conta da realização da COP 30 no Brasil, em 2025. O evento internacional coloca a região amazônica no centro de debates sobre mudanças climáticas, preservação dos biomas e o papel dos povos da floresta no enfrentamento dos desafios socioambientais.
Cerca de 1.500 pessoas participarão do desfile, incluindo alunos do Ensino Infantil, Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e servidores, que levarão para a avenida a valorização do povo, dos rios e das florestas, por meio de saberes históricos e educacionais.
Além de celebrar a Semana da Pátria, o evento faz referência ao dia 13 de setembro, data histórica da criação do antigo ex-Território Federal do Amapá, em 1943.
O desfile conta com o apoio das secretarias de Saúde (SEMSA), Habitação e Ordenamento Urbano (SEMHOU), Comunicação (SECOM), além da Guarda Civil Municipal e da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMAC).