23 de julho de 2024

“Princípio da Honra” – por Patrícia Ferraz

Muitas pessoas confundem honrar com bajular, mas honrar é reconhecer o que o outro fez ou faz por você. Honrar é mostrar respeito, gratidão.
Foto: Envato Elements
Foto: Envato Elements

Muitas pessoas confundem honrar com bajular, mas honrar é reconhecer o que o outro fez ou faz por você. Honrar é mostrar respeito, gratidão.

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. Êxodo 20:12

Deus nos ensina dentro dos seus Dez Mandamentos que primeiro nessa terra devemos honrar pai e a mãe. Quando você é criança honrar significa obedecer. Quando você está na fase adulta significa ouvir e respeitar os conselhos deles. Quando os pais estão idosos, significa cuidar e ajudá-los. Cuidar dos pais no fim da vida é uma forma de mostrar apreço. Honrar o pai e a mãe é um ato de amor. Os pais ajudam os filhos a crescer e ensinam coisas muito importantes para que tenham uma vida longa e de paz. Os filhos que honram os pais e ouvem seus conselhos poderão evitar muitos erros.

A honra é um princípio muito prazeroso, para praticá-lo devemos ter nossas emoções equilibradas, saber quem somos, de onde viemos, onde estamos e aonde queremos chegar. Quando temos respostas temos atitudes e identificamos quem ao nosso redor caminhou, caminha e caminhará conosco. É fundamental que você visualize as pessoas que precisam ser honradas.

Comece por honrar a Deus, e como fazer?

Seguindo princípios, sendo de verdade, quem é de verdade fica, quem é de mentira não se sustenta. Cumprindo seus ensinamentos, honrando pai e mãe, independente de como eles te tratam, de classe social ou financeira, lembre-se: você só está neste mundo porque Deus os escolheu para te gerar, educar e chegar aonde chegou. Seus pais também possuem traumas, gatilhos limitantes, provavelmente vieram de lares que também tiveram problemas, também encontraram tribulações pela vida, então se há desavença, discórdia, trate de romper a hereditariedade e se reconciliar, cuidar, amar e servir seus pais para que tenha vida longa nesta terra.

Honrar sua família, seus irmãos, seus filhos, com amor, tempo de qualidade, atenção. Honrar seu trabalho, sua empresa, seus colaboradores, fornecedores. Honrar seus amigos. Você é fruto do meio e das pessoas que convive. Então procure ser uma pessoa grata, só com a gratidão virá a honra.

Quando você consegue entender e ser intencional as situações de sua vida fluem de forma mais tranquila. Quem você quer levar com você nesta caminhada chamada vida? Sua esposa, então cuide dela, seja fiel, amável, útil, a faça se sentir importante, isso é honrar. Este é o emprego que você quer se aposentar? Então trate de conviver bem com seus colegas, seu chefe ou seus funcionários, saiba ser líder, saiba servi los, para que eles possam te servir. O princípio simples da física: reciprocidade.

Honre as pessoas pelos elogios, gestos, presentes, descubra a linguagem do amor, seja intencional, acumule boas memórias, bons sorrisos. Eu sou grata a Deus por estar escrevendo essas palavras, grata ao Carlos Sérgio e ao Edinho, por terem me convidado e permitido que eu colocasse meus aprendizados, vivência e ensinamentos no papel, grata a equipe que revisa meus textos, ao Jorge que publica, enfim, sem eles você não estaria lendo essa mensagem. A minha gratidão gera a honra por citá-los no artigo. Seja grato e honre.

Que sua semana seja abençoada, com muita paz, amor e que você possa honrar, amar e ser grato para com as pessoas que estão a sua volta, lembre se: você atrai o que você pratica.

Cada Cicatriz um Testemunho – por Patrícia Ferraz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.