15 de julho de 2024

Provas da vida – por Edinho Duarte

Há muito na vida sobre o que refletir, das coisas boas e até mesmo das coisas ruins que experimentamos.
Foto: Envato Elements
Foto: Envato Elements

Há muito na vida sobre o que refletir, das coisas boas e até mesmo das coisas ruins que experimentamos. E alguns pensamentos podem nos ajudar a processar e compreender melhor todas as emoções, pelas quais passamos nesta experiência existencial.

Hoje, eu quero falar dos desafios que todo ser vivo neste mundo tem que enfrentar. Todos nós temos desafios, não há sequer uma pessoa na terra, livre dos obstáculos da vida.

Alguns desafios podem ser comuns a todos os seres humanos, ainda que os níveis de severidade ou facilidade sejam diferentes. Cada pessoa terá que enfrentar suas provas com resignação e resiliência!

A vida é cheia de altos e baixos, que nos permitem refletir e aprender. Todos vivemos momentos de dúvi- das e questionamentos. O segredo é se dedicar à reflexão e aprender com cada lição que a vida nos proporciona.

É a partir dos obstáculos da vida que superamos limites e desenvolvemos as nossas capacidades. E para isso temos a oportunidade de viver na terra, para buscar nosso aperfeiçoamento. Afinal, o nosso planeta é um mundo de provas e expiações, para que possamos alcançar o progresso espiritual.

Gosto muito do que diz a doutrina espírita sobre os desafios e provas da vida: “Deus criou as mesmas leis para todos os indivíduos. A lei do progresso vem ao encontro de outra lei moral, que é a lei de igualdade. Temos a oportunidade de viver na Terra para buscar nosso aperfeiçoamento. No entanto, cada pessoa tem suas aptidões e o seu grau de adiantamento. Uns são mais evoluídos; isto é, se dedicaram ao bem mais do que outros. Desenvolveram-se na razão e inteligência; no sentimento e amor; e trabalharam na sua evolução interior, adquirindo resistências morais diante das dificuldades. E isso interfere nos obstáculos que serão enfrentados na vida corporal. Mas tudo o que passamos neste plano físico não é por acaso. Há sempre uma razão por trás das provações e das expiações. Nós, como espíritos imperfeitos, carregamos uma longa bagagem de erros e acertos de outras vidas”.

Mas, a despeito de tudo que já passamos nesta vida, guardemos a certeza, pelas próprias dificuldades já superadas até aqui, que não há mal que dure para sempre.

Pense nisso!

Por: Edinho Duarte | Jornalista e pedagogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.