Podem participar crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 17 anos. As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até o preenchimento das vagas.
Os interessados devem se dirigir à Diretoria de Ação Social e Cidadania (Dasc/PM), localizada na Avenida Rio Xingu, 357, bairro Perpétuo Socorro, Zona Leste da capital, das 8h às 12h. Os responsáveis devem apresentar:
- Cópias do RG
- Comprovante de residência
- Declaração escolar
- Uma foto 3×4 do participante.
De acordo com a capitã Cleonice Madureira, diretora adjunta da Dasc, o projeto atualmente atende mais de 900 pessoas em três polos: no Comando Geral da PM, no 2º Batalhão em Macapá e no Batalhão Ambiental em Santana.
“O projeto social tem o objetivo da inclusão, de oferecer às crianças e aos adolescentes a oportunidade de realizar um esporte, no caso do ‘Peixinhos Voadores’, a natação. Hoje são cerca de 930 alunos que aprendem, além da natação, a disciplina, o compromisso, o respeito e a cidadania“, destacou.
As aulas, que também são gratuitas, têm início previsto para 5 de agosto no Comando Geral da PM.
“Peixinhos Voadores”
Fundado em 19 de abril de 2002, o projeto foi nomeado em homenagem ao idealizador, Sebastião Mota, conhecido como ‘Peixe Voador’ por seu destaque em competições nacionais e internacionais de natação.
Como nadador e militar da Aeronáutica, o professor Mota, carinhosamente chamado por todos, já ensinou a modalidade para mais de 20 mil pessoas em mais de duas décadas de existência do projeto.