A iniciativa, prevista no Plano de Governo, visa promover a preservação e modernização do patrimônio público. A reestruturação preservará a história do imóvel, ao mesmo tempo em que implantará estruturas modernas voltadas para o turismo e a cultura.
As obras, coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEINF), serão realizadas em uma única etapa, com previsão de conclusão em um ano.
“Além do prédio principal da residência, que vai ser todo preservado e restaurado, nós vamos ter outros ambientes que possam atrair pessoas e turistas, que possam contar um pouco a história do Amapá. Queremos criar um ambiente de memórias e trazer outros elementos para que as pessoas tenham o prazer de vir visitar. Será uma “residência parque”, que eu tenho certeza que vai ser o lugar mais bonito de Macapá. É um resgate da história, mas também uma projeção do futuro“, destacou o governador Clécio Luís.
Fechado há cerca de 10 anos, o espaço contará com áreas de contemplação, restaurantes, galerias, cafeterias, playground para crianças e diversas oportunidades para empreendedores.
“Essa é uma proposta que está no Plano de Governo que surgiu a partir de diálogo com a comunidade e agora, depois de um ano e meio de gestão, de um intenso trabalho para a elaboração do projeto e captação dos recursos, a gente consegue lançar. Essa obra vai transformar essa antiga residência oficial em uma área de grande estrutura de desenvolvimento da economia criativa“, enfatizou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.
A obra faz parte do plano de desenvolvimento turístico aliado ao empreendedorismo, iniciado pela gestão em 2023, que já entregou o novo Trapiche do Santa Inês e o Deck do Curiaú.