Realizado no anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, entre 28 e 31 de dezembro, o evento fortaleceu setores como transporte, gastronomia, comércio e turismo. Durante a festividade, mais de 97% dos leitos da rede hoteleira foram ocupados, com alguns estabelecimentos atingindo lotação máxima.
Os dados também revelaram a entrada de 32.512 turistas na capital, representando um aumento de 94% em relação a 2023. O público total do evento, que contou com apoio da iniciativa privada, do Governo do Estado, do Ministério do Turismo e do senador Davi Alcolumbre, chegou a aproximadamente 775 mil pessoas.
O governador Clécio Luís destacou a importância do evento para a geração de renda e empregos.
“Não realizamos o evento por realizar, o que queremos é evidenciar que o fomento em grandes eventos gera renda, emprego e movimenta uma grande cadeia produtiva que vai engajar mais divisas para muitos outros trabalhadores”, destacou o governador Clécio Luís.
Entre os visitantes, mais de 7 mil vieram da Guiana Francesa, atravessando a Ponte Binacional em Oiapoque, enquanto o Terminal Rodoviário de Macapá registrou a chegada de mais de 8 mil pessoas nos últimos 10 dias do ano.
Pequenos empreendedores do setor de alimentação e bebidas também foram beneficiados, com um volume financeiro de cerca de R$ 3 milhões. Mais de 773 trabalhadores atuaram diretamente no evento, gerando 748 vagas temporárias.