Na reta final de 2023, faltando poucas horas para a chegada de 2024, vamos fazer uma reflexão sobre o ano que está terminando e falar das nossas expectativas com relação ao ano que está chegando. Para fazermos um balanço dos acontecimentos é necessário buscarmos um ponto de equilíbrio entre aquilo que foi bom e aquilo que não saiu exatamente como gostaríamos.
Para começar devemos nos conscientizar que a vida é uma prova; é uma incumbência de confiança e, é acima de tudo uma atribuição divina temporária. Deus testa nossa fé por meio de problemas; nossa esperança, pelo modo que lidamos com o que está em nossas mãos; e nosso amor, por meio das pessoas. Viver quer dizer – deixar Deus usá-lo para os propósitos D’ele na sua vida, e não você usar Deus para propósitos particulares.
E nesse mesmo diapasão, eu acredito que nada acontece de forma isolada e aleatória na vida da gente. Os fatos agem em conjunto, conforme determinação divina, levando em consideração que para Deus somos “joias moldadas pelo martelo e o cinzel da adversidade”.
Como não costumo valorizar os pontos negativos da vida, considero que 2023 foi um ano de realizações concretas para mim, minha família, meus amigos e meus parceiros de projeto empresarial de comunicação. O EDnews – Portal de Notícias, EDcast-podcast do Edinho e o programa EDcomunica-Show, já são marcas de sucesso nas redes sociais, graças à parceria com a CP3-consultoria de excelência, AB3-áudio e música e a MIJOGU-design. São sementes plantadas que, com certeza serão colhidas em 2024.
No meio de tantas adversidades que ainda tive que passar este ano, três verdades adotei para minha vida:
- Não se preocupe com as pessoas do seu passado. Há uma razão pela qual não estão presentes; e outra razão pela qual não estarão no seu futuro.
- Uma pessoa muda por duas razões: porque aprendeu demais ou porque sofreu o suficiente para mudar.
- Não dependa de ninguém na sua vida, só de Deus; pois até a sombra te abandona quando você está na escuridão.
O ano de 2024 se aproxima, e promete ser um período intenso e repleto de desafios e oportunidades únicas para cada um de nós. Acredite!
Só depende de você!
Por: Edinho Duarte – Jornalista e pedagogo