TJAP recebe ministros do STJ em agenda institucional para fortalecer relações judiciais

Na manhã desta quinta-feira (9), o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) recebeu a visita do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, acompanhado do ministro Sérgio Kukina. O encontro, realizado no Plenário do TJAP, teve como objetivo fortalecer a integração entre o STJ e o Judiciário estadual, além de debater estratégias para aprimorar as atividades jurisdicionais no estado.
Foto: Carol Chaves/TJAP
Foto: Carol Chaves/TJAP

Durante o evento, o ministro Herman Benjamin ministrou a palestra “O STJ e as Tendências de Uniformização da Jurisprudência Brasileira”, abordando desafios e avanços no sistema judiciário nacional. A visita também marcou o início de uma série de encontros que o ministro realizará em tribunais de diferentes regiões do país, tendo o Amapá como ponto de partida.

“Escolhi o Amapá porque aqui é um verdadeiro ‘Jardim do Éden’, uma denominação que desejamos atribuir ao estado. Um local único, onde é fundamental atender as preocupações da sociedade com a proteção da floresta, das árvores e dos rios. O estado é a voz do Rio Amazonas, o maior rio do mundo, e possui uma característica singular: é o único estado brasileiro que faz fronteira com a França e com a União Europeia. Isso faz do Amapá a porta de entrada física do Brasil. Nós, integrantes do Poder Judiciário Nacional, temos o dever de marcar presença aqui, ao lado do Judiciário amapaense, do presidente Adão Carvalho, dos desembargadores, juízes e demais profissionais das instituições, para garantir uma prestação jurisdicional de excelência. O Amapá inova em diversos aspectos, e isso vai além da infraestrutura. É um estado politicamente poderoso”, afirmou o ministro Herman Benjamin.

O desembargador-presidente do TJAP, Adão Carvalho, destacou a importância da visita. “Receber os ministros Herman Benjamin e Sérgio Kukina é uma honra para o TJAP e para o povo do Amapá. Esse reconhecimento ao nosso trabalho nos incentiva a continuar buscando soluções para atender às demandas da sociedade”, disse.

Além do encontro no TJAP, a programação incluiu visitas a instituições como a Justiça Federal, o Ministério Público Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB/AP), em Macapá. Nesta sexta-feira (10), os ministros seguiram para visitas à Aldeia Indígena Kumenê, ao Parque Nacional do Cabo Orange, em Oiapoque, e à Estação Ecológica Maracá-Jipioca, reforçando o compromisso do STJ em compreender e atender às especificidades das regiões mais remotas do país.

O evento contou com a presença de desembargadores, juízes, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, OAB/AP, além de servidores e profissionais da imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.