23 de julho de 2024

Vamos a mais um capítulo sobre o TCC? Elementos Pré-textuais e Pós-textuais – por Darllen Rocha

Elementos Pré-textuais e Pós-textuais
EDacademia | Vamos a mais um capítulo sobre o TCC? - por Darllen Rocha
EDacademia | Vamos a mais um capítulo sobre o TCC? - por Darllen Rocha

Oi, gente!! Bem-vindos de volta ao nosso Edacademia! Conforme combinamos, hoje vamos falar mais de TCC, abordando os elementos não obrigatórios! Quais são esses elementos?

Os elementos PRÉ-TEXTUAIS são:

  • Dedicatória
  • Agradecimentos
  • Epígrafe
  • Lista de ilustrações
  • Lista de tabelas
  • Lista de abreviaturas e siglas
  • Lista de símbolos

Já os elementos PÓS-TEXTUAIS são:

  • Glossário
  • Apêndice
  • Anexo
  • Índice

No que concerne aos pré-textuais, quero destacar a dedicatória, agradecimentos e epígrafe, pois mesmo sendo opcionais, eu os considero “essenciais.” Pense comigo: você está finalizando uma etapa dentro de sua trajetória acadêmica,a qual deve ter sido marcada por muitos desafios, então, é uma vitória a ser compartilhada. Essa vitória, com certeza, contou com pessoas especiais e por que não homenageá-las?

É o que você fará tanto na dedicatória, como nos agradecimentos, mas entenda que não são coisas iguais!

A dedicatória é algo muito mais profundo, se refere a alguém ou alguma coisa extremamente marcante, que pode, inclusive, não estar diretamente ligada ao seu processo acadêmico, mas a toda a sua vida, suas vitórias, derrotas, enfim, seu desejo de continuar. Eu, por exemplo, dediquei minha Dissertação a minha avó materna, que fez a passagem para o mundo espiritual em 2013, e que foi a pessoa que sempre comemorou comigo as coisas (inclusive foi quem comprou a única cerveja para compartilharmos a minha aprovação no vestibular, lá em 1995). Entenda que dedicatória diz respeito a isso: aquela homenagem que vai sempre marcar sua trajetória.

Os agradecimentos, por sua vez, guarde para aqueles que contribuíram de forma mais direta, a começar pelos familiares, passando pelo seu orientador, o corpo docente, a instituição e os amigos que tanto te suportaram rsrsrs! Brincadeiras à parte, é isso mesmo, agradeça a quem deve agradecer!

Não posso deixar de tocar na epígrafe, que é uma citação colocada no trabalho como referência ou inspiração. Ela carrega os conceitos e valores que nortearam sua pesquisa, e por isso, acho muito legal você colocar, ainda que seja opcional. Pode ser um trecho de uma obra determinante para o tema de sua pesquisa, uma música, um verso, enfim, uma frases maracante.

Quanto aos elementos pós-textuais, quero dedicar especial atenção ao apêndice e anexo, pois eles têm sido motivo de muitos erros nos trabalhos acadêmicos que corrijo. O apêndice, meus queridos, são todos os documentos que derivaram da sua pesquisa, aqueles produzidos por você para a pesquisa. Diferentemente, os anexos são os documentos já produzidos, oficiais e oficiosos, e que constaram no rol de documentos que fundamentaram a sua análise.

E então, esse conteúdo ajudou você?? Me siga no Instagram @profa.darllenrocha, curta, comente e acesse minha assessoria!! Até mais!!

EDacademia por Darllen Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.