23 de julho de 2024

Vamos falar de TCC? – por Darllen Rocha

Queridos acadêmicos que acompanham essa coluna aqui no EDnews - Portal de Notícias, hoje convido vocês a conversar sobre o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC.
EDacademia | Vamos falar de TCC - por Darllen Rocha
EDacademia | Vamos falar de TCC - por Darllen Rocha

Queridos acadêmicos que acompanham essa coluna aqui no EDnews – Portal de Notícias, hoje convido vocês a conversar sobre o tão temido Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC.

Primeiro vamos entender o que é o TCC.

Trata-se de um trabalho acadêmico científico apresentado ao final de um curso superior, como requisito obrigatório para conceder o título concernente ao curso. Pois bem, gostaria de chamar a atenção para o fato de que é um trabalho APRESENTADO ao final do curso e não FEITO ao final do curso!!

Eis aí o grande problema: deixar para fazer o TCC quando você está finalizando o curso. Por conta disso, não é incomum que nós, avaliadores de banca de TCC, nos deparemos com pesquisas hiper artificiais, com dados questionáveis e com texto sem a cientificidade própria de produções acadêmicas. Te convido a refletir que o TCC é um trabalho que deve ser pensado desde o primeiro dia do curso, pois tudo (absolutamente tudo) que você estuda pode compor este trabalho.

Quando você vai direcionando seus estudos com a ideia de que deve verificar o que mais lhe atrai na sua área, você acaba encontrando o TEMA de sua pesquisa, o que facilita a seleção de materiais, fichamentos e resumos, para ir se apropriando do tema escolhido. Assim você cerca seu objeto de estudo por meio de arcabouço teórico que dará densidade às suas análises. Então, meus caros, se pensam que TCC pode ser deixado para depois e depois, aconselho que desde já modifiquem esse pensamento!

Já presenciei ao longo de mais de 20 anos de experiência como professora, estudantes totalmente perdidos, para não dizer desesperados, por não saberem sobre o que falar e menos ainda, por onde começar, e isso prestes a finalizarem o curso. É um fato triste dentro dos cursos de Graduação, mas é uma realidade extremamente comum. Um processo que deveria ocorrer de forma natural, acaba ganhando ares de pesadelo! E ainda, penso em quantos bons pesquisadores poderíamos ter, mas que se perdem no desânimo da elaboração do que seria a primeira, dentre tantas outras pesquisas. Vamos mudar essa realidade?

Iniciei este texto indicando que “primeiro” iria abordar na importância deste tipo de texto para a vida acadêmica, então, na próxima semana vamos para o “segundo” ponto: quais os elementos do TCC? Isso mesmo, vamos falar sobre os elementos que compõem o TCC!

Até lá!!! E bons estudos!!

EDacademia – com Darllen Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.