25 de julho de 2024

Constelação Familia – por Edinho Duarte

Constelação Familia

Você já ouviu falar em constelação familiar?

Constelação Familiar é uma prática terapêutica que busca ajudar na harmonização de desequilíbrios familiares que podem estar prejudicando, não só suas relações dentro da família, como também outras áreas da sua vida.

A família é a base fundamental, sobre a qual se ergue o imenso edifício da sociedade. Toda vez que a família se enfraquece a sociedade experimenta conflitos, abalada nas suas estruturas.

Segundo a doutrina espírita cristã, a família é a união de almas em processo de evolução – que é ajuste e aperfeiçoamento. Na verdade, não temos a família que gostaríamos, não temos a família que queremos, temos a família de que necessitamos. Cada reencarnação é uma oportunidade para o Espírito, e ela acontece no seio familiar.

Por desconhecer a finalidade dessa instituição chamada família, grande parte da humanidade duvida de sua importância, despreza sua estrutura e desvaloriza seus laços consanguíneos e afetivos.

Os conflitos familiares costumam surgir, quando os membros da família têm pontos de vista ou crenças diferentes. Isso também é bem comum, quando as pessoas entendem mal umas às outras e, a partir disso, tomam conclusões erradas.

A “constelação familiar” é uma técnica alternativa que utiliza dinâmicas para resolução de conflitos familiares. Ao explorar as dinâmicas familiares, a “Constelação Familiar” possibilita o reconhecimento de padrões disfuncionais, oferecendo a oportunidade de promover mudanças positivas nas relações.

É uma forma de se descobrir e de se colocar na vida, como sujeito ativo da história; e por ser capaz de mudar nossas relações, a constelação tem efeitos terapêuticos profundos, eficazes, até mesmo contra a depressão – doença considerada o mal do século.

Estamos vivendo o clima do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. É a festa da família católica cristã, momento e oportunidade para reunirmos, em uma verdadeira “constelação familiar” no sentido mais lúdico da palavra, para celebrarmos o “amor e a amizade” , fortalecendo os nossos laços de familiares.

Feliz Círio para todos!

Por Edinho Duarte | Jornalista e pedagogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.