23 de julho de 2024

Entenda a guerra no Oriente Médio entre Israelenses e Palestinos na Faixa de Gaza

Foto: MAHMUD HAMS / AFP
Foto: MAHMUD HAMS / AFP

Ações terroristas começaram no sábado, com mais de 2,5 mil foguetes disparados da Faixa de Gaza pelo grupo extremista armado Hamas e, até agora, já vitimaram mais de 1.300 pessoas dos dois lados da fronteira.

Os conflitos entre Israel e Palestina são travados desde a década de 1940 e têm como principal causa o controle da Palestina. Esses conflitos no Oriente Médio tiveram início devido a inconsistência sobre quem é o verdadeiro dono da Faixa de Gaza. Além disso, fazem parte dessa “guerra” as características religiosas daqueles que habitam o local, os quais se chocam com os israelenses. Em 2005, Israel ocupou militarmente a região.

As pessoas também perguntam, qual o motivo da guerra entre Israel e Palestina hoje?

Israel reivindica a soberania sobre a cidade (sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos) e afirma que é a sua capital, depois de tomar a parte oriental em 1967. Isto não é reconhecido internacionalmente. Os palestinos querem que Jerusalém Oriental seja a capital deles.

Por quê da guerra em Israel agora?

O aumento dos ataques de colonos israelenses aos palestinos; a expansão dos assentamentos israelenses em território palestino, são alguns dos motivos das ações terroristas.

A imprensa internacional cobre bombardeio ao vivo de Israel contra-atacando na faixa de gaza. Disparos estão sendo efetuados a mais de 3h00 horas. Israel convoca 300.000 reservistas. Atualizando as informações, até o fechamento desta matéria o EDnews – Portal de Notícias conseguiu apurar que o conflito já deixa mais de 1.500 mortos.

Foto: MAHMUD HAMS / AFP
Foto: MAHMUD HAMS / AFP

Diversas autoridades internacionais se posicionaram contra o ataque do Hamas, e os Estados Unidos afirmaram que estão prontos para apoiar os israelenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.