Os novos policiais atuarão, prioritariamente, na zona norte da capital, ampliando a capacidade de patrulhamento tático e fortalecendo o enfrentamento a grupos criminosos na região.
Durante três meses, os formandos passaram por um treinamento intenso com mais de 30 disciplinas, incluindo instrução de tiro, gerenciamento de crises, técnicas de abordagem, direitos humanos e polícia comunitária.
A cerimônia contou com a presença do governador Clécio Luís, do vice-governador Teles Júnior e de autoridades civis e militares.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Costa Júnior, destacou a relevância estratégica da nova turma.
“Esses agentes chegam para reforçar o policiamento ostensivo e especializado, especialmente na Zona Norte de Macapá, oferecendo uma resposta mais eficiente às necessidades da população. A Rotam se consolida como força imprescindível na proteção e tranquilidade da sociedade amapaense.”
Este é o segundo curso da Rotam concluído na atual gestão, totalizando 31 novos policiais incorporados à companhia — um aumento de 50% no efetivo em relação a 2022.
Reconhecida como uma das forças de elite da Polícia Militar, a Rotam é responsável por cerca de 60% dos Boletins de Ocorrência registrados pelo Bope e mantém papel fundamental no enfrentamento da criminalidade de alta complexidade no Amapá.