Instituído pelo governador Clécio Luís em junho, o plano é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de secretarias estaduais e órgãos de apoio, com parcerias de instituições como a Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e o Centro Internacional de Agricultura Tropical.
“Temos uma infinidade de produtos que podem gerar muita riqueza, mas tudo isso deve ser feito de forma responsável, considerando as pessoas e a floresta, por isso esse plano está sendo montado. Queremos negócios sustentáveis e éticos na Amazônia, e o plano vai apontar soluções diversas para o futuro”, destacou o governador.
O plano visa criar soluções sustentáveis para a Amazônia, promovendo o uso responsável da floresta e gerando oportunidades de crescimento econômico no estado. O documento final será parte dos projetos que o Amapá levará para a COP30, em Belém, no Pará, em novembro de 2025.
COP29
A COP é uma reunião anual entre os países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Nele, chefes de estados e outras autoridades governamentais debatem soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta. No Azerbaijão, o encontro acontece de 11 a 22 de novembro, na cidade de Baku.
Em 2023, a presença do Amapá na COP28 foi marcada por reuniões bilaterais onde foram apresentados projetos abertos a cooperação para países importantes como a Noruega, Finlândia e China; assim como tratou de investimentos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).