No quinto dia da força-tarefa coordenada pelo Governo do Estado, foram distribuídas 28 toneladas de alimentos e 20 mil litros de água para as comunidades do Igarapé Água Preta e São Domingos. Nos próximos dias, a ação também atenderá São Miguel, em Porto Grande, além de Amapari (Pedra Branca) e Araguari (Ferreira Gomes). Paralelamente, a Polícia Civil segue com as investigações sobre o crime ambiental.

O decreto estadual de situação de emergência já está em vigor para Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Cutias, este último incluído devido à proximidade com as áreas afetadas. O Governo Federal atendeu de imediato à solicitação do Amapá, garantindo mais recursos para assistência social às famílias.
Além disso, Porto Grande já havia decretado situação de emergência na saúde, permitindo o envio de mais recursos do Ministério da Saúde para fortalecer a atenção primária na região.
Até o momento, não há registros da presença de metais pesados, como mercúrio, cianeto e chumbo, no Rio Cupixi. No entanto, por precaução, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) orienta a população a evitar o consumo da água do rio e dos peixes.