Amapá é o primeiro estado do país a disponibilizar celulares e Internet em viaturas para agilizar atendimentos

O Amapá se tornou o primeiro estado do Brasil a disponibilizar celulares com acesso à internet em viaturas das forças de segurança. A iniciativa visa garantir mais agilidade nos atendimentos e melhorar a comunicação entre os agentes em campo e o Centro de Operações de Defesa Social (Ciodes). Ao todo, 75 aparelhos foram entregues nesta segunda-feira, 26, pelo governador Clécio Luís, como parte das ações do programa Amapá Mais Seguro.
Foto: Maksuel Martins/GEA
Foto: Maksuel Martins/GEA

Os dispositivos estão conectados ao Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp+), permitindo consultas em banco de dados, verificação de antecedentes criminais, checagem de veículos e o envio de informações sobre ocorrências em tempo real. O uso da internet nas viaturas representa um avanço tecnológico significativo, oferecendo mais eficiência e precisão no atendimento à população.

“É um celular de excelente qualidade e com muito mais facilidade de manipulação. Somos o primeiro estado a colocar essa tecnologia embarcada dentro das nossas viaturas. Agora, além do policial, do armamento, dos rádios digitais e comunicadores, todas as viaturas terão internet disponível para operar esse sistema que vai revolucionar a abordagem, a chamada, o tempo de chegada e a localização”, destacou o governador Clécio Luís.

O sistema funciona de maneira semelhante ao que já é utilizado em viaturas de segurança de países como os Estados Unidos, onde notebooks e tablets são acoplados aos veículos. No Amapá, os celulares funcionarão como terminais de atendimento e consulta, dispensando o uso dos aparelhos pessoais dos policiais.

Essa entrega se soma aos 800 rádios digitais já distribuídos à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que inclui equipamentos portáteis, móveis e fixos. Os novos recursos garantem uma comunicação mais segura e com menor risco de falhas, fortalecendo o trabalho das forças de segurança no enfrentamento à criminalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.