O enredo da Verde e Rosa para o Carnaval 2026 é “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”, que homenageia Raimundo dos Santos Souza, o Mestre Sacaca — ícone da cultura popular amazônica, fundador da União dos Negros do Amapá (UNE), mestre da caixa de marabaixo e rei momo por mais de 20 anos.

As composições finalistas têm as seguintes assinaturas:
- Samba 103: Verônica dos Tambores, Piedade Videira, Laura do Marabaixo, Antônio Neto, Clovis Junior e Marcelo Zona Sul;
- Samba 105: Francisco Lino, Hickaro Silva, Camila Lopes, Silmara Lobato e Bruno Costa.
A seletiva contou com Roda de Samba com Vitinho Oliveira e Marcelinho do Cavaco, além do tradicional Assentamento do Chão pela Mangueira e apresentações das escolas de samba do Amapá. O evento marcou a primeira vez que a disputa cultural ocorreu fora da quadra da Mangueira, resultado de articulação entre o governador Clécio Luís, a presidente da agremiação, Guanayra Firmino, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para valorizar compositores, músicos e a cultura carnavalesca do estado.
A grande final será em 27 de setembro, na quadra do Palácio do Samba, no Rio de Janeiro, e os representantes do Amapá farão a viagem com apoio do Governo do Estado.