As equipes percorrem áreas já mapeadas por queimadas, com o objetivo de coibir novos focos de fogo e identificar responsáveis pelas ações criminosas. Além da destruição da vegetação, os incêndios causam morte de animais silvestres, perda do controle do fogo, poluição do ar e prejuízos a produtores rurais.

Paralelamente, a operação atua contra a caça ilegal. Nesta semana, foi efetuada a prisão em flagrante de um homem por caça ilegal e porte irregular de arma de fogo. Outros três foram autuados por meio de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), resultando na apreensão de oito tracajás vivos, dois tatus e um jacaré esquartejado.

Os animais resgatados foram entregues ao Instituto Quelônios Mario Vaz Brito, em Pracuúba, de onde foram reinseridos em seu habitat natural.
A Operação Protetor dos Biomas segue em andamento em Tartarugalzinho, reforçando o compromisso da Polícia Civil e dos órgãos ambientais na preservação da fauna e flora e na responsabilização criminal de quem insiste em degradar o meio ambiente.