Entre os premiados está o governador do Amapá, Clécio Luís, ao lado de Elmano de Freitas (Ceará), Mauro Mendes (Mato Grosso), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais).
Esta é a primeira edição da comenda, criada pela Resolução nº 8/2025, fruto de projeto apresentado pelo senador Cid Gomes (PSB-CE). A honraria será concedida anualmente pelo Senado em parceria com o Ministério da Educação, a Unesco, a Fundação Roberto Marinho e outras entidades ligadas à educação.
A escolha dos governadores premiados levou em conta quatro eixos de avaliação: resultados de alfabetização (medidos pelo Índice Criança Alfabetizada), equidade racial e socioeconômica, formação continuada de professores e engajamento em regime de colaboração.
De acordo com o regulamento, apenas estados com mais de 80% de participação das redes municipais nos programas de formação e avaliação educacional podem concorrer.
Ao propor a comenda, o senador Cid Gomes destacou que, apesar dos avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o país ainda enfrenta o desafio do chamado “analfabetismo escolar”, em que crianças concluem os primeiros anos do ensino fundamental sem dominar plenamente a leitura e a escrita.
Fonte: Agência Senado