Caminhada de Zumbi e Dandara celebra resistência e abre programação do Dia da Consciência Negra

A programação do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quinta-feira, 20 de novembro, contará com a II Caminhada de Zumbi e Dandara, uma das atividades centrais do 30º Encontro dos Tambores. A concentração está marcada para as 16h, na Praça da Bandeira, e seguirá em direção ao Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos.
Foto: Gabriel Penha/GEA
Foto: Gabriel Penha/GEA

A ação tem o propósito de homenagear Zumbi e Dandara dos Palmares, referências históricas da luta contra a escravidão no Brasil, além de reforçar a importância da ancestralidade, da identidade e da resistência do povo negro.

Ao final do percurso, a programação continua no Centro de Cultura Negra com uma roda de capoeira, seguida de Ladainha. Às 19h30, será celebrada a Missa dos Quilombos, tradição que marca o encontro e reúne fiéis, grupos culturais e comunidades quilombolas.

O encerramento do dia contará com apresentações de grupos de marabaixo e o show de Verônica dos Tambores, que traz ao palco a força dos ritmos afro-amapaenses.

O 30º Encontro dos Tambores é promovido pela União dos Negros do Amapá (UNA) e pelo Instituto Língua Solta, com patrocínio cultural do Governo do Amapá, por meio da Fundação Marabaixo e da Secult, e apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.