MP-AP, prefeitos e secretários municipais firmam Carta Compromisso para garantir alfabetização na idade certa nos municípios

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), prefeitos e secretários municipais de educação assinaram, na sexta-feira (28), a Carta Compromisso pela Alfabetização na Idade Certa. O documento formaliza o empenho das gestões municipais em implementar estratégias para elevar os índices de alfabetização, corrigir distorções idade-série e fortalecer políticas públicas de educação, incluindo o acesso aos mecanismos de financiamento do ICMS-Educação.
Foto: MP-AP/Divulgação
Foto: MP-AP/Divulgação

A assinatura ocorreu durante o “Encontro pela Alfabetização na Idade Certa”, promovido pelo Centro de Apoio Operacional da Educação (CAO-Edu), que reuniu autoridades e especialistas para alinhar práticas pedagógicas e discutir ações voltadas ao aprimoramento da educação básica nos municípios.

Participaram do ato o procurador-geral de Justiça, Alexandre Monteiro; o coordenador do CAO-Edu, promotor de Justiça Iaci Pelaes; e o coordenador-geral dos Centros de Apoio Operacional (CGCAO), promotor Miguel Ferreira. Também estiveram presentes os prefeitos Bruno Rezende (Tartarugalzinho) e Sebastião Bala Rocha (Santana), além do secretário executivo da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – seccional Amapá, Jacó Vilhena, e da professora doutora da Universidade Federal do Amapá, Antônia Andrade.

O MP-AP destacou que a iniciativa busca apoiar as administrações municipais por meio de planejamento estratégico, difusão de boas práticas e orientação técnica para enfrentar os baixos índices registrados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Precisamos melhorar a qualidade da educação básica nos municípios e combater o analfabetismo. Nossa instituição está disponível para auxiliar e orientar nessa missão”, afirmou o procurador-geral Alexandre Monteiro.

Durante o encontro, Iaci Pelaes ressaltou a importância de compartilhar as ações adotadas por municípios com resultados positivos. Um dos destaques foi Tartarugalzinho, que saltou de 40% para 94% de alunos alfabetizados em 2024, segundo dados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), do Governo Federal. O desempenho colocou o município na liderança do Amapá e da região Norte.

O prefeito Bruno Rezende atribuiu o avanço ao investimento em material didático, infraestrutura escolar, merenda de qualidade, valorização dos profissionais e formação pedagógica contínua.

Foto: MP-AP/Divulgação
Foto: MP-AP/Divulgação

A programação contou ainda com palestra da professora doutora Antônia Andrade, que abordou o tema “Distorção Idade/Série no Contexto Amazônico”, apresentando estatísticas e experiências bem-sucedidas na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.