Segundo o governador, a medida atende a um pedido emergencial das comunidades, após danos causados ao linhão de energia em decorrência do fenômeno das terras caídas e da estiagem. Clécio Luís informou ainda que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, garantiu a autorização para a retomada da usina no Bailique, reforçando a solução energética da região.
Os geradores serão instalados nas comunidades de Macedônia e Progresso, as duas maiores do arquipélago, garantindo energia elétrica para residências e comércios durante o Natal e o Ano Novo. A balsa transporta também equipamentos de apoio e combustível necessários para o funcionamento dos sistemas.

A demanda foi apresentada pelos moradores durante ação humanitária integrada realizada no fim de semana, coordenada pela Secretaria de Assistência Social do Estado, com a presença do ministro Waldez Góes e secretários estaduais. Na ocasião, 76 comunidades receberam 2.250 kits de alimentos do Governo Federal.
Com a ação emergencial, o Governo do Estado busca garantir dignidade às famílias do Bailique, assegurando luz, conservação de alimentos e funcionamento das atividades locais neste período festivo, enquanto avança nas tratativas para a instalação definitiva de uma nova usina de energia na região.





