“Folia Literária Internacional’ promete inserir Amapá de vez no mundo do livro.
Começa nesta sexta-feira, 27, e vai até domingo, a “1ª Folia Literária Internacional do Amapá“, um acontecimento ímpar que promete marcar sobremaneira a cultura do estado como estímulo ao livro, à leitura e à literatura.
Só para ilustrar a informação sobre a importância e a grandeza do evento, com a Secretaria Estadual de Cultura à frente, o local da programação – Lugar Bonito, ao lado da Fortaleza de São José de Macapá, foi transformado na “Cidade Literária”, estrutura onde ocorrerão lançamento de livros, citações e recitações de poesias, contos, crônicas e outros gêneros literários, palestras, oficinas e mesas redondas, não faltando shows lítero-musicais, inclusive com a incomparável dupla Kleiton e Kledir.
UM ENCONTRO ÀS MARGENS DO RIO AMAZONAS
Ainda haverá o testemunho da gostosa brisa que emana do Amazonas, o majestoso e maior rio do mundo, em volume d’água e extensão.
Famosos como o escritor Celso Sisto e o poeta e compositor Salgado Maranhão estarão presentes na Folia Literária Internacional do Amapá, compondo um universo de mais de 50 atrações. Celso Sisto tem 87 livros publicados. Ele dará a palestra sobre “A arte de fazer história“. Salgado Maranhão, por sua vez, vai impressionar com as suas poesias bem elaboradas.
A secretária estadual de cultura, Clícia Di Miceli, fez questão de coordenar a criação da Curadoria da Folia Literária e escolher os titulares dessa equipe responsável pela programação do evento. Não poderia haver melhor escolha: sociólogo João Milhomem; professor e pesquisador Yurgel Caldas; poeta, cantor e compositor Joãozinho Gomes e o poeta, jornalista e produtor cultural, José Inácio Vieira de Melo.