Extrativistas da região do Cajari promoverão atividades sustentáveis com a Castanha-do-Brasil durante a Expofeira

O Governo do Estado está construindo, dentro da 53ª Expofeira do Amapá, uma réplica da estrutura popularmente conhecida como paiol, destinada ao beneficiamento e boas práticas da castanha-do-brasil. Nesse espaço, comum nas reservas extrativistas, os visitantes poderão conhecer todo o processo que permite que a castanha chegue ao consumidor.
Foto: Maksuel Martins/GEA
Foto: Maksuel Martins/GEA

O ambiente estará aberto ao público de 29 de agosto a 8 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, dentro da unidade demonstrativa da agricultura familiar. Os próprios extrativistas da região do Cajari, no distrito de Laranjal do Jari, desenvolverão as atividades sustentáveis relacionadas à castanha e seus derivados.

Queremos valorizar o nosso castanheiro, que apresenta um produto genuinamente nosso e tão apreciado fora do estado, mas que, às vezes, não conhecemos em sua essência. Durante a Expofeira, vamos mostrar o processo de separação das castanhas e a secagem. Também haverá a comercialização dos produtos e subprodutos da castanha,” informou o diretor-presidente do RURAP, Jorge Rafael.

Foto: Maksuel Martins/GEA
Foto: Maksuel Martins/GEA

O governo do estado pretende incorporar tecnologias ao setor castanheiro, que atualmente ainda realiza o processamento de forma artesanal e caseira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.