Governo do Amapá e Ministério da Saúde avaliam impactos respiratórios causados pela seca e queimadas

O Governo do Amapá e o Ministério da Saúde (MS) avaliam até sexta-feira, 25, os impactos à saúde causados pela seca e queimadas intensificadas pelas mudanças climáticas. Técnicos da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde do MS estão conduzindo um diagnóstico em campo para planejar, de forma integrada, ações estratégicas de enfrentamento às emergências, com o apoio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá.
Foto: Mônica Silva/SVS
Foto: Mônica Silva/SVS

Tartarugalzinho, localizado na Região Central do estado, é o primeiro município a ser analisado. O Governo Federal reconheceu, em outubro de 2023, a situação de emergência na área devido à seca severa. A população local tem enfrentado problemas como a escassez de água potável, causada pela baixa no nível dos rios, e um aumento nas doenças respiratórias devido às queimadas.

De acordo com o superintendente da SVS, Cássio Peterka, a participação das comunidades será crucial para a criação de um plano de resposta eficaz, com base nas necessidades reais de cada município. A equipe também realizará o monitoramento de doenças de veiculação hídrica, fortalecimento da vigilância epidemiológica, e assistência às doenças respiratórias agravadas pela fumaça, além de abordar a vulnerabilidade nutricional nas áreas urbanas, indígenas e ribeirinhas.

Foto: Mônica Silva/SVS
Foto: Mônica Silva/SVS

O Amapá é o 6º estado a receber nossa equipe, vamos fazer um trabalho conjunto, mapear os pontos críticos e identificar as principais ocorrências, posteriormente, juntamente com a SVS, vamos elaborar um plano de respostas rápidas para que a população não sofra mais com esses problemas”, afirmou Edenilo Barreira, diretor do Departamento de Emergência e Saúde Pública do MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.