Os encontros, coordenados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), começaram no município de Pedra Branca do Amapari e, nesta quarta-feira, 6, foram realizados no município de Amapá, com ampla participação da sociedade civil.
“A escuta ativa e a colaboração da comunidade são primordiais no processo de construção do diagnóstico e prognóstico do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari. Trabalhamos várias vertentes nos encontros, além de trocar informações e esclarecer dúvidas da comunidade”, afirmou Fabrício Borges, coordenador de Gestão de Recursos Hídricos da Sema.
Nas audiências, os técnicos da Sema apresentam estudos sobre os recursos hídricos da bacia do Rio Araguari, tanto superficiais quanto subterrâneos, além de avaliar a disponibilidade e a demanda pelo recurso. Os participantes são divididos em grupos para mapear os principais usuários e os usos da água em diferentes trechos do rio.
O Plano Diretor da Bacia é um instrumento essencial para a gestão sustentável dos recursos hídricos, com o intuito de garantir água para futuras gerações e mitigar os impactos das estiagens cada vez mais intensas.
Cronograma das próximas audiências públicas:
• Quinta-feira, 7 de novembro: Ferreira Gomes
• Sexta-feira, 8 de novembro: Macapá