25 de julho de 2024

A Prefeitura de Macapá inicia o treinamento para o Censo Escolar da Educação Básica

Através da coleta de dados e informações, os educandários garantem a disponibilização de livros didáticos, a alimentação escolar e o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Nesta terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) iniciou o treinamento do Censo Escolar da Educação Básica com as unidades de ensino do Município de Macapá. A capacitação ocorreu no auditório da ‘A Banda’ – Centro Sociocultural e Educacional Professor José Figueiredo de Souza. O Censo é uma pesquisa educacional realizada em todo o Brasil.

Através da coleta de dados e informações, as escolas garantem a obtenção de livros didáticos, alimentação escolar, o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de participarem de programas do Governo Federal .

A coleta de dados começa na próxima quarta-feira (29) e segue até dia 31 de julho, por meio de um sistema online gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). O Município de Macapá acompanhará e gerenciará este trabalho.

Serão coletados dados educacionais sobre alunos, professores e informações das escolas, incluindo aspectos físicos. Neste primeiro encontro, abordamos a Matrícula Inicial. Através dessas informações, é possível garantir recursos para o próximo ano. Teremos dois dias de programação, incluindo uma palestra magna do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nosso parceiro”, destacou Eliane Pires, chefe da Divisão do Censo Escolar da Semed.

Marlon Ferreira, coordenador da implantação do Programa Escola em Tempo Integral, avaliou a iniciativa: “A programação é abrangente e serve como uma verdadeira atualização para gestores e secretários escolares sobre o Censo Escolar. Este momento é crucial, pois todos os alunos que farão parte da Escola em Tempo Integral devem ser incluídos no Censo, incluindo pessoas indígenas, quilombolas, crianças com necessidades especiais e alunos do ensino regular”.

Programação

No primeiro dia de treinamento, o palestrante Fábio Pereira Bravin, coordenador-geral de Controle de Qualidade de Tratamento da Informação do Inep, abordou o Censo Escolar da Educação Básica como instrumento de colaboração federativa na educação e sua inter-relação com legislações recentes, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Na quarta-feira (29), Eliane Pires orientará o público sobre o processo censitário do Censo 2024 – Matrícula Inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.