Foram entregues um arco cirúrgico, que permite cirurgias ortopédicas mais precisas, um aparelho de raio-x portátil para exames à beira do leito, um raio-x fixo, um carrinho de anestesia para intubação durante cirurgias e um novo aparelho de ultrassonografia. Além disso, as salas de raio-x, medicação e consultório odontológico foram completamente reformadas.
“São equipamentos novos e modernos, que vão fazer toda a diferença em bons diagnósticos para os pacientes de Laranjal do Jari. Aqui a gente vai conseguir fazer, por exemplo, diagnóstico de imagem à distância. Muitas cirurgias foram canceladas por falta do arco cirúrgico, e hoje temos esse equipamento aqui, outro em Oiapoque, e em todos os hospitais do estado. Ainda tem muito a fazer, mas muito já foi feito. A saúde é prioridade e vai continuar sendo, para cuidar da vida das pessoas”, destacou Clécio Luís durante sua 5ª visita ao município em 1 ano e 7 meses de gestão.
Na ocasião, o governador assinou o decreto que oficializa a posse da nova secretária de Estado da Saúde, Débora Cirqueira Okabaiashi.
“Essa é uma conquista para os moradores de Laranjal do Jari, porque a gente convive diariamente com a situação de o paciente ter que buscar alguns serviços de saúde lá em Macapá e ficar longe da família. E agora não mais, devido a esse investimento do Governo, que trata a saúde com prioridade em todos os municípios”, comentou a deputada estadual Alliny Serrão, presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, que é jarinense.
O Hospital Estadual de Laranjal do Jari oferece serviços de urgência, emergência, especializados e de alta e média complexidade, sendo referência em saúde na região do Vale do Jari, que abrange os municípios amapaenses e paraenses às margens do rio Jari.