O deputado federal, Acácio Favacho, decidiu destinar R$ 1 milhão de emenda parlamentar individual ao Governo do Rio Grande do Sul e está encaminhando essa iniciativa como sugestão ao coordenador de bancada, para que, também sejam destinados, mais R$ 1 milhão de emenda de bancada, para ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul.
Além disso, Favacho também sugeriu que todos os parlamentares do Amapá façam o mesmo; e indicou ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, que todos os parlamentares membros do partido, em todo o Brasil, destinem emendas no mesmo valor para socorrer o estado devastado pela enchente.
A TRAGÉDIA CLIMÁTICA E AS FAKE-NEWS
Acácio Favacho se diz preocupado também com notícias falsas sobre a tragédia que têm um efeito muito perverso. Atrapalham o trabalho das autoridades no socorro das vítimas, pois têm que ficar desmentindo conteúdo falso. Isso prejudica o trabalho de quem tem que atuar nesse socorro e gera ondas de pânico na sociedade.
O Rio Grande do Sul vive a maior tragédia climática do Estado. Nas redes sociais, a crise é agravada pela disseminação de conteúdos falsos. Além de gerar pânico, a circulação de desinformação pode prejudicar a população e atrapalhar operações de resgate e doações.
“O estado do Rio Grande do Sul nesse momento, precisa de nossas preces, energia e de todo o nosso apoio efetivo. Temos que nos unir em defesa dos nossos irmãos brasileiros”, disse o deputado.