23 de julho de 2024

Acácio Favacho premia Ministro Jader Filho com Prêmio Lucio Costa, por sua atuação a frente do Ministério das Cidades

O Deputado Federal e presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), Acácio Favacho, participou, nesta quarta-feira 25, da 8ª edição do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação.
Foto: Jairo Santos
Foto: Jairo Santos

O Deputado Federal e presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), Acácio Favacho (@acaciofavacho), participou, nesta quarta-feira 25, da 8ª edição do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação.

A solenidade foi promovida às 16h30, no Salão Nobre. Lançado em 2015 e concedido anualmente pela Câmara, o prêmio presta homenagem ao arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902-1998), referência na arquitetura moderna brasileira e criador do Plano Piloto de Brasília. A premiação contempla três personalidades e três entidades que têm desenvolvido trabalhos que melhoram a vida dos cidadãos, nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

As indicações foram feitas pelos deputados da comissão, que neste ano decidiram também agraciar, por aclamação, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, pela sua atuação à frente do ministério, o prêmio foi entregue pelo Deputado Acácio Favacho.

“Hoje, fiquei muito feliz em homenagear as pessoas que estão fazendo a diferença no Brasil. Temos em comum à vontade de fazer um Brasil diferente com iniciativas que mudam a vida das pessoas, por isso esse prêmio para reconhecer e homenagear essas entidades e pessoas que agraciamos no dia de hoje junto ao colegiado da Comissão de Desenvolvimento Urbano”, afirma.

Além do ministro, foram agraciados com diploma de menção honrosa na edição deste ano:

CATEGORIA PERSONALIDADES

  • O procurador-geral do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia: pelos resultados positivos em prol da comunidade assistida, com efetiva proteção das instalações hidrossanitárias, poluição hídrica e eventual dano ambiental em curso hídrico;
  • O prefeito da cidade de Taboão da Serra (SP), José Aprígio da Silva: responsável pela construção de milhares de moradias e atua diretamente na aprovação de melhorias no sistema habitacional;
  • O presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, Reinaldo Iapequino: desenvolve há quase duas décadas a implantação e o aperfeiçoamento de políticas públicas de habitação no estado de São Paulo.

CATEGORIA ENTIDADES

  • Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos: através do Programa Moradia Digna, foi pioneiro na assistência jurídica gratuita àqueles que vivem em condições precárias de habitação;
  • Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP): o Programa A Casa É Minha, coordenado pela Secretaria de Habitação do município, prioriza investimentos em projetos de urbanização integrada ao trabalho social e a regularização fundiária, desde 2017;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.