Acácio Favacho propõe regulamentação da aposentadoria especial para vigilantes

O deputado federal Acácio Favacho apresentou o Projeto de Lei 677/25, que busca regulamentar a aposentadoria especial para vigilantes. A proposta reconhece os riscos inerentes à profissão, incluindo assaltos, roubos e ameaças à integridade física e à vida, considerando a atuação desses profissionais na segurança patrimonial e pessoal, no transporte de valores e na segurança privada.
Foto: Ascom/Deputado Acácio
Foto: Ascom/Deputado Acácio

O projeto se fundamenta em decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de Tribunais Regionais Federais (TRFs), que já reconheceram a periculosidade da atividade de vigilante, mesmo para aqueles que atuam sem o uso de arma de fogo. Essas decisões reforçam a necessidade de uma regulamentação específica para garantir a aposentadoria especial à categoria.

“A aprovação do projeto é fundamental para corrigir a falta de uma normatização específica que contemple a realidade dos vigilantes. É uma questão de justiça e reconhecimento pelo serviço essencial que prestam à sociedade”, destaca Acácio Favacho.

Com a reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103/2019), novas regras foram estabelecidas para a aposentadoria especial, incluindo a exigência de idade mínima. O PL 677/2025 agora segue para análise nas comissões da Câmara dos Deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.