Aline retomou o mandato este ano após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que modificou a distribuição das cadeiras da bancada amapaense com base na nova regra das sobras eleitorais. Ela já havia exercido a função na secretaria anteriormente.
“Subo a esta tribuna com o coração cheio de gratidão a Deus e ao povo do meu querido Amapá. Trago comigo a plena consciência da responsabilidade desse cargo. O caminho das mulheres até este espaço é árduo. Cada mulher que chega aqui representa um coletivo”, destacou Aline.
A deputada recordou os desafios enfrentados nas eleições de 2022 e destacou os avanços alcançados à frente da secretaria.
“Ao lado do governador Clécio, elevamos a segurança alimentar do estado para 70%. Retornei a Brasília em agosto de 2025 para reassumir o mandato com fé, gratidão e propósito renovado. Por isso aceitei novamente o desafio de reassumir a secretaria, para continuar servindo ao nosso povo.”
Na secretaria, Aline afirmou que o compromisso é consolidar quatro políticas públicas do programa Amapá Sem Fome: Banco de Alimentos, Cozinhas Solidárias, Restaurante Popular e Cartão Alimentação. Além disso, pretende expandir o Programa Família Acolhedora e implantar a primeira Escola do Sistema Único de Assistência Social no estado.
Durante o anúncio, Aline comunicou que sua suplente, Fátima Pelaes, assumirá interinamente a cadeira na Câmara.
“Nesse período, terei a alegria de dividir o mandato com a deputada Fátima Pelaes, mulher de fé e compromisso, que dará continuidade ao nosso trabalho com foco em investimentos, nas causas que nos move: primeira infância, proteção das mulheres e fortalecimento da assistência social e apoio integral aos municípios”.