Os alunos selecionados são José Pietro e Ronaldo Neto, na categoria sub-10 masculino; Luiz Samuel, no sub-12; e as alunas Ayalla Borges e Yasmim Lima, no sub-12 feminino.
Segundo o coordenador, o convite representa uma oportunidade única para que os estudantes vivenciem o universo do xadrez em nível profissional, competindo com atletas de outros estados e países. “Eles se destacaram no projeto e já trouxeram medalhas em torneios municipais e estaduais”, destacou Sandro Henrique.

Pais dos alunos também comemoram a conquista. O agente administrativo Clebson Pereira, pai de José Pietro e Ronaldo Neto, contou que os filhos já acumulam mais de 20 medalhas cada um.
“Desde o início do projeto, os dois demonstraram interesse no xadrez, e passaram a treinar em casa, além da escola. Então percebemos que estavam levando a sério as competições, e a família sempre os apoiou. Os dois já colecionam mais de 20 medalhas cada um”, afirmou.
Para Sandra Pelaes, mãe de Luiz Samuel, o projeto despertou uma paixão no filho.
“Ele encontrou no xadrez o seu jogo preferido e vem se aperfeiçoando a cada dia”.
A mãe de Yasmim, Lucielle Figueiredo, destacou os reflexos na vida escolar da filha.
“Ela melhorou muito em disciplina, organização e foco desde que começou a praticar o xadrez”.
O Festival Internacional de Xadrez de São Paulo deve reunir crianças e jovens de várias partes do Brasil e de outros países, consolidando-se como um dos principais eventos do calendário do esporte no país.