Amapá firma convênio com o Serviço Geológico do Brasil para elaborar Mapa Geoeconômico e Plano Estadual de Mineração

O Governo do Estado firmou um convênio de cooperação técnica com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) para a elaboração do Mapa Geoeconômico do Amapá, do Plano Estadual de Mineração e do Mapeamento de Risco do Estado.
Foto: GTA/GEA
Foto: GTA/GEA

A assinatura do acordo ocorreu na quinta-feira, 9, na sede do SGB em Belém (PA), com a presença de geólogos paraenses e representantes da Secretaria de Estado da Mineração (Semin).

O secretário da Semin, Haolibamo Mamede Alles Barbosa, destacou que a parceria representa um avanço para a mineração no Amapá, com informações atualizadas e planejamento estratégico voltado à segurança, sustentabilidade e fortalecimento do setor. Segundo ele, a gestão está comprometida em construir uma mineração moderna, capaz de gerar desenvolvimento e oportunidades para a população amapaense.

Foto: Max Renê/GEA
Foto: Max Renê/GEA

O convênio reforça a continuidade das ações conjuntas entre o governo estadual e o SGB. No ano passado, as instituições já haviam firmado parceria para o desenvolvimento de pesquisas e projetos nas áreas de hidrologia, transição energética, prospecção mineral e uso sustentável dos recursos naturais.

Com vastas reservas de manganês, ouro, ferro, nióbio e calcário, o Amapá se consolida como um polo estratégico do setor mineral, integrando mercados nacionais e internacionais e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.