Segundo a coordenadora da participação do Amapá, Elisangela Ramos, o evento é uma oportunidade de divulgar a riqueza da gastronomia do estado para todo o Brasil.
O diretor-presidente da Bio+Açaí, Moisés Ruy-Secco, também está no festival, promovendo o açaí puro e as farinhas de mandioca e tapioca, produtos que refletem a biodiversidade local. A empresa oferece degustações especiais, permitindo que o público conheça de perto os sabores autênticos da floresta amazônica.

Com o tema “Conheça o Amapá pelo Prato!”, o estado participa do maior festival gastronômico da América Latina, que acontece no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, de 28 a 31 de agosto, encerrando a 15ª edição do evento. Durante os quatro dias, os visitantes poderão experimentar pratos inéditos, como o carré de pirapitinga com farofa de banana-da-terra, do Restaurante 313, o arroz cremoso de açaí com banana-da-terra, prato vegano do Capytu, além de outras criações que celebram a diversidade da cultura amazônica.
Antes da abertura oficial, os chefs e a Bio+Açaí participaram de uma programação fechada para convidados, apresentando pratos e histórias da culinária do Amapá, como o vatapá do Marabaixo, o Segredo Tucujú e a sobremesa Marabaixo 313, que combina cupuaçu, tapioca e castanha.
A participação integra esforços do Sebrae, Governo do Estado e Fecomércio–Sesc e Senac, com o objetivo de consolidar o Amapá como referência em turismo gastronômico no cenário nacional.