Os aparelhos, adquiridos pelo Governo do Estado, com apoio do senador Davi Alcolumbre, incluem um acelerador linear, uma máquina de braquiterapia e sistemas de planejamento de tratamento. A ação faz parte do Plano de Governo que prioriza a saúde como uma área essencial.
“É um momento histórico e de muita emoção, que neste dia especial, 13 de setembro, em que o povo amapaense se une para celebrar a data magna do estado, aniversário do ex-Território do Amapá, a gente receba os equipamentos de radioterapia, que traz esperança para a vida de tantos pessoas e famílias de pacientes que lutam contra o câncer. É um marco para a saúde pública do nosso estado. Nós sabemos que ainda estamos distantes do que queremos oferecer à população, mas todas as vitórias devem ser celebradas”, destacou o governador Clécio Luís.
Os equipamentos, que chegaram ao Distrito Industrial de Santana no dia 13, representam um investimento superior a R$ 16 milhões, por meio do Programa de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde (PER-SUS). A instalação e o comissionamento dos aparelhos e softwares serão iniciados em breve, com funcionamento previsto para o primeiro Centro de Radioterapia do Amapá.
O centro, que ficará vinculado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL), na Zona Norte de Macapá, oferecerá tratamentos de radioterapia externa conformacional e braquiterapia ginecológica. No Brasil, existem cerca de 370 aparelhos de radioterapia, sendo 163 concentrados no estado de São Paulo.
“Os equipamentos para o novo Centro de Radioterapia, que será o primeiro do estado, já estão em Macapá. Todo esse material permitirá aos pacientes o tratamento aqui no estado, muito em breve, sem a necessidade de deslocamento, para realizar os atendimentos de radioterapia, que muitas vezes demoravam para acontecer, mas está chegando o momento de proporcionar este atendimento tão esperado”, enfatizou a secretária ajuntada da Sesa, Cássia Klein.
Centro de Radioterapia
O Centro de Radioterapia do Amapá, cujas obras estão em andamento, será conectado à Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do HCAL, que já oferece atendimento clínico, cirurgias e quimioterapia. A unidade está localizada no bairro Infraero 2, na Zona Norte de Macapá, e contará com tecnologia de ponta, produzida nos Estados Unidos, incluindo o acelerador linear, para tratar diferentes áreas do corpo, e a braquiterapia, com atuação mais localizada.