Amapá registra maior crescimento proporcional de empregos e avança 12% no varejo, aponta Novo Caged

O Amapá se destacou nacionalmente em fevereiro de 2025 como a unidade da federação com o maior crescimento proporcional de empregos com carteira assinada. De acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o estado teve uma variação positiva de 9,74%, com saldo superior a 680 novos postos formais apenas no mês de fevereiro.
Foto: Ian Reis/Agência Grito
Foto: Ian Reis/Agência Grito

No acumulado de fevereiro de 2024 a março de 2025, o Amapá criou 8.860 empregos formais, elevando o total de trabalhadores com carteira assinada para 96,5 mil em todo o estado.

“O Amapá continua mantendo uma tendência sólida de crescimento na geração de empregos formais, resultado direto da política econômica adotada pela atual gestão”, destacou o vice-governador Teles Júnior.

A retomada da expansão agrícola tem contribuído fortemente para esse cenário, especialmente no interior, com respeito às normas ambientais e valorização dos recursos naturais locais. Esse avanço tem sido possível graças ao novo Código Socioambiental implementado no estado.

Outro destaque positivo vem do comércio varejista, que apresentou crescimento de 12% em fevereiro de 2025, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice representa um avanço de 2,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. Os segmentos de veículos, motos, peças e materiais de construção foram os principais responsáveis por esse desempenho expressivo.

Os dados referentes ao mês de março devem ser divulgados no dia 30 de abril, conforme o calendário oficial do Novo Caged.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar o conteúdo. Mais detalhes na Política de Cookies em nossa Política de Privacidade.